As surpresas estão sempre batendo à nossa porta, e as empresas precisam se adaptar rápido e mostrar competência. Devemos estar sempre preparados eficientemente no gerenciamento de crises.  Assim, alguns controles e ações são vitais na administração do negócio: 

1° Primeiro Passo

Controles das Margens de Contribuição por Centro de Custos, Acompanhamento das Vendas mês a mês e Controle dos Custos das Mercadorias Vendidas.

2° Segundo Passo

Avaliar quantitativamente os custos fixos para obtenção do Ponto de Equilíbrio: lucro igual a zero. Caso o faturamento esteja abaixo deste ponto, a Empresa estará no prejuízo.

3° Terceiro Passo

Analise os custos fixos sob a ótica qualitativa. Toda economia tem três limites, abaixo dos quais passa a não se justificar: qualidade, segurança e conforto.

4° Quarto Passo

Aplique técnicas de redução dos custos fixos. As atividades administrativas se dividem em dois grupos: as que agregar muito valor e têm pouco custo e as que agregam pouco valor e têm muito custo: 

  • Automação de atividades rotineiras, tais como, emissão de notas fiscais e boletos bancários, controle de comissionamentos e muitas outras atividades.
  • Automação das comunicações: o que deve circular é a informação, e não o documento.
  • Transforme os custos fixos em custos variáveis. Adote esta técnica quando o volume de serviço a ser executado não consumir 100% da disponibilidade de um funcionário. Por exemplo, cobrança de clientes inadimplentes: contrate uma empresa especializada.
  • Terceirização em busca de economia  de escala. Certos serviços podem ser obtidos de terceiros muito mais baratos do que se fossem desenvolvidos internamente. 
  • Descentralizar, dando mais autonomia aos elementos da linha de frente, devendo haver economias operacionais e que haja continuidade nos processos de forma transparente.
  • Faça uma revisão dos processos administrativos da empresa, mesmo quando existam verdades as mais consagradas. Quebra de paradigmas podem representar economias operacionais.
  • Substitua o elemento especialista pelo elemento pluriativo, que é capaz de executar mais de uma tarefa. 

E então? Você está preparado para as surpresas? 

Com um ERP de gestão, implantado em sua empresa, você consegue manter se no controle, com uma visão geral de todos os setores, buscando a melhor estratégia para aproveitar as oportunidades em tempo de crise, prepare-se para as surpresas, tenha eficiência em suas rotinas. Implante o ERP Pangéia Lite, uma excelente ferramenta de gestão para seu negócio ir adiante com competitividade e margens de lucro!!!