Reinventar a empresa a cada dia é o lema. Eu trabalho pelo sucesso de meu empreendimento e pela manutenção das 250 empresas que são nossos clientes. Acredito que cada empresário está empenhado na qualidade de seus produtos e serviços e na satisfação de seus clientes. No sucesso final, não importando os percalços.
Você sabe o quanto é difícil manter o equilíbrio nos momentos de crises. Aquele funcionário que só pensa nos interesses pessoais. A falta de objetividade das leis. A concorrência cada dia mais voraz. Os direitos dos clientes. Tudo nos obriga à tomada de decisões sempre com muitas incertezas.
A mudança frequente é a única certeza. Nossa estratégia gerencial precisa atualizar-se, permanentemente, pois as pessoas mudam. Mudam os valores, mudam as necessidades. Estou convicto disso. A história se repete sempre.
A crise de confiança é mundial, não é um privilégio somente nosso. Nós estamos inseridos no mundo, certo? Estas questões não se resolvem simplesmente por amor à empresa ou pelo simples querer. É mais profundo. Precisa dedicação e foco.
Existe uma lei da física impossível de ser revogada, seja na vida pessoal ou na profissional: “Toda ação terá uma reação igual e contrária.” Você cria um novo procedimento na empresa e não tem sucesso. Por que? Porque é natural a reação do ser humano às mudanças, sempre com a maior das boas intenções. Ou não. Isto é eterno.
As mudanças na economia mundial, as velocidade das inovações tecnológicas estão exigindo transformações profundas tanto nas empresas como nas nações. Desemprego, conflitos existenciais, comportamentos questionáveis, corrupção, fraudes, novos conceitos, etc.
Agora, o que fica é a competência gerencial para se passar por estas novas turbulências: A administração e o sucesso fácil não existe. Precisamos de estratégias com visão macro para entender as necessidades da empresa, porém inserida nesta nova ordem mundial.
Precisamos olhar para a empresa de maneira mais objetiva, focando nos resultados financeiros, no bem estar da equipe, na parceria com bons fornecedores e formadores de opinião, nos desejos dos clientes, mas com muita cautela, com seriedade e profissionalismo. Precisamos gostar da empresa olhando para o futuro, não para o dia seguinte
De tudo, sempre fica uma lição, mesmo nos erros.
As mudanças serão permanentes, mas não a título de experiências, e sim de crescimento. Você, como pessoa e como empreendedor, será colocado à prova a todo momento. Porém, as decisões estão sempre nas suas mãos, busque uma equipe atualizado e seja rápido não esquecendo: Demore para contratar mas seja rápido na demissão.